quarta-feira, 9 de junho de 2010

Historia da Omega


Hoje, sete de cada dez pessoas ao redor do mundo conhecem a marca de relógios Omega - uma taxa verdadeiramente surpreendente de reconhecimento que poucas outras marcas podem ostentar.

Diz-se que a razão por trás deste sucesso é a excelente qualidade de todo relógio Omega.

Mas não foi somente a qualidade que construiu a sólida reputação da marca.

A diferença entre um Omega e seus principais rivais pode ser expressa pelas letras de seu name: O de Olimpíadas, M de Mega-precisão, E de Elegância, G de Geografia e A de Astronauta.

Fundada em 1848 por Louis Brandt a Omega é sinônimo de relojoaria de excelência, estando em termos de prestígio, qualidade técnica de seus mecanismos, robustez de suas caixas, tradição em design, equiparada somente à igualmente legendária Rolex. Esta última se sobressai, talvez, por ser ainda mais extrema no perfeccionismo e mais limitada (melhor seria dizer exclusiva) no número de peças produzidas.

Ao contrário da Rolex e da Bulova, a Omega é uma relojoaria 100% suiça: fundada em território suiço por um relojoeiro suiço e com todas as suas etapas de produção ali sediadas.

De seu modesto início em La Chaux-de-Fonds, em 1848, a oficina de montagem criada por Louis Brandt, um jovem de 23 anos de idade, gradualmente ganhou renome. Durante todos os longos meses do inverno - com a luz da janela de sua mesa de trabalho - Louis Brandt montava relógios de bolso de precisão com corda por chave a partir de peças fornecidas por artesãos locais. Quando a neve tivesse derretido, ele viajava através da Europa vendendo seus relógios, da Itália à Escandinávia, passando pela Inglaterra, seu principal mercado. Após a morte de Louis Brandt em 1879, seus dois filhos, Louis-Paul e Cesar, preocupados com entregas irregulares de qualidade questionável, abandonaram o insatisfatório sistema de oficina de montagem em favor de uma manufatura "in-house" ("em casa") com total controle da produção. Devido ao grande suprimento de recursos humanos, comunicações e energia em Bienne, a empresa mudou-se para o segundo andar de um prédio nesta cidade em Janeiro de 1880; em Dezembro, foi comprado todo o prédio. Dois anos mais tarde, a empresa mudou-se para um prédio onde antes havia uma fiação, no distrito de Gurzelen, em Bienne, onde sua sede ainda hoje está situada. Seus primeiros calibres produzidos em série, o Labrador e o Gurzelen, bem como o famoso Omega de 1894, garantiriam o sucesso de vendas da marca.

Relógio de Bolso do século XIX. Observe que o mostrador é digital - um avanço surpreendente para a época.

Ambos Louis-Paul e Cesar Brandt morreram em 1903, deixando uma das maiores companhias relojoeiras da Suíça - com 240.000 relógios produzidos anualmente e empregando 800 pessoas, nas mãos de quatro jovens, o mais velho deles, Paul-Emile Brandt, ainda não tinha 24 nos de idade. Considerado como o grande arquiteto e construtor da Omega, a influência de Paul-Emile seria sentida pelo próxima metade de século

Um dos primeiros relógios de pulso fabricados em série

Os relógios Omega são verdadeiras obras de arte, sendo considerados por muitos verdadeiras jóias. A Omega produz as caixas de seus relógios em aço (com ou sem revestimento em ouro), prata de lei ou ouro maciço, dependendo da finalidade do relógio (para uso esportivo, aeroespacial, mergulho ou mesmo para uso comum).




2 comentários:

  1. sou apaixonado pela marca omega sou interessado em saber de sua historia excelente matéria parabéns

    ResponderExcluir
  2. Tenho varios relógios, mas o omega Grand Prix Paris 1900 que adquiri recentemente é maravilhoso.

    ResponderExcluir