quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Cronógrafo Rattrapante Monopulsante ref. 5950A

Clique para zoom


Clique para zoom


Clique para zoom


Clique para zoom


Clique para zoom


Clique para zoom


Clique para zoom


Clique para zoom


Clique para zoom



Cronógrafo Rattrapante Monopulsante ref. 5950A

terça-feira, 19 de Outubro de 2010

O aço na sua forma mais nobre

Com o lançamento da nova referência 5950A, a Patek Philippe apresenta um movimento de cronógrafo extra plano com rattrapante, manufacturado individualmente, e alojado numa caixa de aço. Uma combinação única na colecção actual da manufactura! Com este modelo, a Patek Philippe pretende prestar um tributo ao aço como material de construção para as caixas, e aos modelos históricos também em aço criados pela casa de Genébra durante os anos 1940, modelos bastante cobiçados pelos coleccionadores.


O aço é actualmente um material quase tão valorizado no âmbito da Alta Relojoaria como a platina e o ouro nas suas diferentes tonalidades. Prova disto é o êxito dos relógios femininos com diamantes e do lendário modelo Nautilus, assim como os recordes alcançados em leilões por alguns modelos históricos em aço dos anos 40 da Patek Philippe.

Para entender o respeito que sentem os artesãos relojoeiros da manufactura por este material, basta observar através de uma lupa um movimento de cronógrafo e contemplar o cuidado com que foi tratada a sua superfície de aço. Não havia assim nenhuma razão para que um calibre que contém componentes de aço elaborados de uma forma tão nobre não pudesse ser associado a uma caixa do mesmo metal. Com a ref. 5950A (“A” de aço), a manufactura volta a trilhar velhos caminhos como nos modelos Nautilus e Twenty~4®.


Calibre CHR 27-525 PS, o cronógrafo monopulsante rattrapante mais fino do mundo

O que de início chama a atenção no novo cronógrafo Patek Philippe é o perfil da sua caixa, mais fina do que o de um grande número de relógios simples com três ponteiros. Esta proeza deve-se inteiramente ao magnífico calibre CHR 27-525 PS, que permitiu à manufactura estabelecer em 2005 o novo recorde do movimento de cronógrafo com rattrapante mais plano do mundo. Como é tradição na Patek Philippe, a designação do calibre dá-nos o essencial da informação acerca do mesmo. Cronógrafo Rattrapante, 27 mm de diâmetro, 5,25 mm de altura, Pequenos Segundos!

Para desenvolver o primeiro movimento de cronógrafo fabricado na totalidade nas suas próprias oficinas, a manufactura criou em 2003 uma unidade especial. Esta unidade è também responsável por procurar soluções inovadoras para os futuros movimentos de cronógrafo da marca. Entre elas está um contador de 60 minutos contínuo, acoplado directamente ao “canon” de minutos (pinhão dos minutos). Quando se activa o cronógrafo, a roda do contador de minutos é accionada pela roda de transmissão, montada de forma concêntrica e livre sobre o eixo do contador de minutos.

A transmissão da energia é facilitada por duas molas entre a roda do contador de minutos e o eixo da roda de transmissão. A fricção no eixo da roda de cronógrafo – que impede a vibração do ponteiro do cronógrafo – é compensada pela supressão da fricção entre a roda de transmissão e a roda do contador de minutos. Com o cronógrafo parado, o freio ou o martelo de retorno a zero bloqueia a roda do contador de minutos, e o eixo da roda de transmissão roda em falso entre as duas molas de fricção. Esta construção reduz a altura do movimento e ao mesmo tempo compensa as diferenças de força entre o cronógrafo activado e parado.


As rodas do tempo

Uma outra exclusividade introduzida com o calibre CHR 27-525 PS: as rodas do mecanismo de cronógrafo (roda de arraste do cronógrafo, de embraiagem e intermediária) apresentam perfis dentados que permitem que os dentes engrenem perfeitamente uns aos outros. Este sistema reduz o desgaste e optimiza o funcionamento do cronógrafo, contribuindo para a longevidade e a fiabilidade do mecanismo ao longo do tempo, preservando ainda o valor do relógio.


Construção manual e individual

Cada calibre CHR 27-525 PS é construido à mão, um a um, nos ateliers de Alta Relojoaria da manufactura – no mesmo lugar que vê nascer peças únicas cujos componentes serão limados, biselados, polidos, ajustados e acabados à mão um a um. Os relojoeiros efectuam então uma teste de montagem denominado “repassage en blanc” de maneira a verificar todas as funções, e voltam a desmontar, limpar, montar, lubrificar e a ajustar todo o conjunto. Estes métodos tradicionais de construção permitem obter autênticas obras-primas que superam mesmo as expectativas mais exigentes.


A nobreza do aço

Mecanismos de excelência como este movimento de cronógrafo são geralmente associados a caixas de metais igualmente preciosos. Em 1976, a manufactura surpreendia o mundo relojoeiro apresentando o seu clássico e desportivo Nautilus acompanhado de um slogan provocador: “Um dos relógios mais caros do mundo é de aço”.

Nos anos 1990, o modelo Twenty ~4® inovou unindo o aço e os diamantes, uma mescla inédita. Agora, a referência 5950A repete a façanha com uma caixa em forma de “tonneau” em aço maciço e estanque a 30 metros. O cristal de safira apresenta uma forma “coussin” delicadamente convexa, que se repete no fundo transparente através do qual se pode contemplar o fabuloso movimento de cronógrafo. O calibre está rodeado por uma placa acetinada com motivo “soleil” e uma decoração gravada e dourada. Para aqueles que assim o desejarem, o fundo de safira pode ser substituído por um fundo maciço de aço entregue juntamente com o relógio. Esta autentica jóia de aço possui uma pulseira em pele de crocodilo de cor castanha com escamas quadradas e fecho de fivela em aço decorada com um motivo gravado e laqueado a negro.


Mostrador de uma elegância funcional

A combinar com os reflexos prateados da caixa em aço polido, o mostrador opalino prateado apresenta uma escala de minutos tipo “chemin de fer” que realça o carácter masculino e técnico deste relógio. Detalhe original e refinado: os quatro cantos do mostrador foram decorados com um motivo negro gravado que evoca folhas estilizadas. A medida dos tempos curtos e intermédios faz-se por via de um ponteiro de cronógrafo e um ponteiro rattrapante oxidados a negro e providos de contrapesos.

A indicação do tempo civil é feita mediante elegantes ponteiros do tipo “folha” em ouro branco de 18 kt e numeração Breguet aplicada de ouro branco. Os dois sub mostradores foram decorados com um fino padrão de círculos concêntricos; os pequenos segundos às 9 h e o contador de 60 minutos contínuo, posicionado às 3 horas, possuem pequenos ponteiro do tipo “folha” em ouro branco enegrecido.

Com a ref. 5950A a Patek Philippe demonstra uma vez mais a sua independência. A manufactura apresenta um relógio fascinante que ultrapassa as normas da alta relojoaria e cria o seu próprio segmento de mercado. No interior, um movimento com rattrapante de uma espessura recorde, fabricado um a um pelos relojoeiros mais talentosos; no exterior, uma caixa fabricada em aço, material da era industrial. Um conjunto trabalhado com tanto detalhe que forma uma perfeita simbiose – tal como em todas as criações assinadas pela Patek Philippe.


Características técnicas - Cronógrafo Rattrapante monopulsante Ref. 5950A

Mecanismo

Calibre CH R 27-525 PS, mecânico extra plano de corda manual, cronógrafo monopulsante de duplo segundeiro (rattrapante) com roda de colunas, ponteiro de cronógrafo, contador de 60 minutos e pequenos segundos.

Diâmetro de 27,30 mm, altura de 5,25 mm, 252 componentes, 27 rubis, reserva de marcha de 48 horas. O balanço Gyromax de 2 braços e 8 contrapesos oscila a 21.600 alternâncias/hora (3 Hz), associado a uma espiral Breguet.

Indicações: horas e minutos ao centro, ponteiro de cronógrafo e ponteiro de duplo cronógrafo (rattrapante) no centro.

Mostradores auxiliares: pequenos segundos às 9 horas, contador de 60 minutos contínuo às 3 horas.

Coroa de duas posições: apertada: corda do mecanismo; extraída: acerto da hora. Botões na coroa para accionamento, paragem e retorno a zero do cronógrafo; entre a 1 h e as 2 h para accionamento e paragem do ponteiro rattrapante.


Características

Caixa: Aço, cristal de safira curvado, fundo maciço e fundo de rosca transparente em cristal de safira, intercambiáveis. Placa de cobertura com motivo “soleil” acetinada com decoração gravada e dourada nos cantos, estanque até 30 metros.

Dimensões: de 9 h a 3 h, 37 mm; de 6 h a 12 h, 37 mm; de 12 h a 6 h, asa a asa: 44,60 mm. Espessura: 10,15 mm. Distância entre asas: 21 mm.

Mostrador opalino prateado com decoração gravada negra nos cantos, escala de minutos tipo “chemin de fer” aplicado no contorno do mostrador e dez números árabes tipo Breguet aplicadas em ouro branco de 18 K oxidados a negro.

Ponteiros de horas e de minutos tipo “folha” em ouro branco de 18 Kt oxidados a negro, ponteiros de cronógrafo e de duplo cronógrafo (rattrapante) no centro tipo “flecha” oxidados a negro, com contrapeso.

Sub mostradores auxiliares com motivo circular gravado, segundos às 9h e contador de 60 minutos às 3h com ponteiro em ouro branco de 18Kt tipo “folha” oxidado a negro.

Pulseira: Pele de crocodilo de escamas quadradas cor castanho brilhante, costurada à mão, fecho de fivela em aço com decoração gravada laqueada negra.

A precisão simbólica da hora da República

Clique para zoom


Clique para zoom


Clique para zoom


Clique para zoom


Clique para zoom


Clique para zoom


Clique nas imagens para visualizar as ampliações
A precisão simbólica da hora da República

quarta-feira, 6 de Outubro de 2010

Para celebrar o centésimo aniversário da República Portuguesa, a Longines lançou uma edição comemorativa, exclusiva e limitada a 100 relógios em Ouro Rosa e 100 relógios em Aço.

A Longines presta tributo ao centenário da República Portuguesa que se comemora este ano com uma edição criada exclusivamente para o mercado português, limitada a 100 peças em ouro rosa e 100 peças em aço e que ostentam o símbolo da República.

Longines 100 anos da Republica Portuguesa

No verso das duas versões que compõem esta singular edição encontra-se gravado o símbolo da República (Esfera Armilar com escudo das quinas e coroa de louros) e a respectiva numeração. Acompanham os modelos um conjunto de 18 medalhas em cobre – banhadas a ouro no caso da versão em Ouro Rosa, e banhadas a prata no caso da versão em Aço.

A face das medalhas apresenta uma gravação em alto-relevo do busto de cada um dos 18 Presidentes da República Portuguesa, de Manuel de Arriaga a Cavaco Silva. No verso das medalhas encontra-se o símbolo da República e a respectiva numeração de acordo com o relógio que as acompanha.

O modelo que serve de base a esta Edição Exclusiva é um cronógrafo mecânico de corda automática com duplo fuso horário, baseado no calibre Longines L686 com reserva de marcha de 46 horas. As indicações abrangem horas, minutos, segundos, data e segundo fuso horário. O cronógrafo opta pelos segundos ao centro, e apresenta um contador de 30 minutos às 12 horas e um contador de 12 horas às 6 horas.

O modelo está disponível com bracelete em pele genuína de cor castanha para as peças em ouro rosa, e com bracelete em pele genuína de cor preta para as peças em aço.

Cada peça foi numerada individualmente sublinhando a tradição relojoeira construída ao longo de 178 anos pela Longines.


A ligação da Longines a Portugal

A ligação da Longines a Portugal e à República Portuguesa é também ela, centenária. Pelos arquivos históricos da Longines a marca tem presença registada em Portugal desde 1882.

Em 1910, Mendes Cabeçadas, então oficial da Marinha, desempenhou um papel fundamental na Revolução que iria dar origem à República Portuguesa. Mendes Cabeçadas possuía um relógio Longines! Adquirido em 1906 em Lisboa, este marcador de tempo em ouro acompanhava-o e encontrava-se no seu bolso quando ele escolheu comprometer-se no destino do seu país. Este relógio possui assim legitimidade para se tornar num símbolo da hora da República. Mendes Cabeçadas viria a ser em 1926, o 9º Presidente da República.

Para celebrar o centésimo aniversário da República portuguesa, a Longines decidiu restaurar por completo este precioso relógio, actualmente conservado no Museu da Presidência, em Lisboa.

A Edição Comemorativa Longines “Centenário da República Portuguesa” é acompanhada pela oferta da obra “Relógio da República”, o novo livro da autoria de Fernando Correia de Oliveira, jornalista e investigador da área do Tempo.


Edição exclusiva – “Centenário da República Portuguêsa”


Caracteristricas Técnicas


Edição Numerada e Limitada a 100 peças em Ouro Rosa 18 kt

Movimento: Mecânico de corda Automática

Calibre: L686 (ETA Valjoux 7754)

Reserva de Marcha: 46 horas

Indicações: Horas, minutos, segundos, data e segundo fuso horário.

Cronógrafo: Segundos ao centro, contador de 30-minutos às 12 horas, contador de 12-horas às 6 horas

Bracelete: em pele genuína de cor castanha

Gravação no verso: Símbolo da República (Esfera Armilar com escudo das quinas e coroa de louros)

PVPr: 9.950,00€


Edição Numerada e Limitada a 100 peças em Aço

Movimento: Mecânico de corda Automática

Calibre: L686 (ETA Valjoux 7754)

Reserva de Marcha: 46 horas

Indicações: Horas, minutos, segundos, data e segundo fuso horário.

Cronógrafo: Segundos ao centro, contador de 30-minutos às 12 horas, contador de 12-horas às 6 horas

Bracelete: em pele genuína de cor preta

Gravação no verso: Símbolo da República (Esfera Armilar com escudo das quinas e coroa de louros)

PVPr: 4.450,00€

Girard-Perregaux Pour Boucheron


Clique para zoom


Clique para zoom


Clique para zoom


Clique para zoom


Clique para zoom
O Turbilhão com Três Pontes de Ouro em exposição em Paris

Clique para zoom


Clique para zoom


Clique para zoom
Luigi Macaluso

Clique para zoom
Francois-Henri Pinault e Salma Hayek

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
Girard-Perregaux Pour Boucheron

domingo, 17 de Outubro de 2010

O relacionamento entre a Boucheron, fundada em 1858 e o primeiro joalheiro a estabelecer-se na Place Vendôme, e a Girard-Perregaux, a Manufactura Suíça de Alta Relojoaria fundada em 1791, tem a sua origem numa paixão comum pela criação de objectos excepcionais.



Há alguns anos, as duas casas constituíram uma parceria baseada nos valores comuns que compartilhavam, e que no passado mês de Março culminou na apresentação de uma notável criação, o Ladyhawke Tourbillon, com um falcão envolvendo um relógio Turbilhão com Três Pontes de Ouro.

O modelo complementava de forma soberba toda a “expertise” da Boucheron no domínio da joalharia, com o movimento icónico da Girard-Perregaux – o primeiro do género produzido pela Manufactura de Alta Relojoaria de La Chaux-de-Fonds para uma outra marca.



Boucheron e Girard-Perregaux: quando a Alta Joalharia encontra a Alta Relojoaria.


A Boucheron e a Girard-Perregaux celebrar um novo capítulo do seu relacionamento com o lançamento de uma edição limitada exclusiva que se mantém fiel aos valores veiculados por ambas as manufacturas.

A Girard-Perregaux criou assim um modelo que combina a elegância e o virtuosismo relojoeiro. A escolha natural caiu sobre uma caixa redonda, expressiva de um carácter moderno e intemporal, desenhada originalmente por Luigi Macaluso em 1985 para os modelos de alta relojoaria da Manufactura.

A forma desta caixa inclui um aro chanfrado com um leve acabamento acetinado, complementado por uma lateral cujas curvas se prolongam até ás garras que por sua vez proporcionam um excepcional conforto sobre o pulso.

Um verdadeiro clássico da Girard-Perregaux, o movimento mecânico automático inclui indicações de fases da lua e grande data (esta última com um sistema patenteado para uma legibilidade optimizada, sem nenhuma linha a separar as dezenas das unidades).

Senhor de uma belíssima simetria, o mostrador perfeitamente equilibrado ostenta os nomes das duas Casas, bem como a famosa morada da Boucheron: Place Vendôme, 26. O mostrador é ainda realçado por elegantes ponteiros “Dauphine”, com as fases da lua visíveis numa janela às 6 horas.



O sistema de grande data patenteado do Calibre GP03300-45


Este mecanismo de grande data, patenteado pela Girard-Perregaux, está entre os mais elegantes e sofisticados do seu género.

A originalidade deste sistema consiste na utilização de dois discos, um dos quais é transparente, para a apresentação das dezenas e unidades da data. De modo a se tornar virtualmente invisível, o disco das dezenas tem de ter uma espessura extremamente reduzida, e que não ultrapassa os 0,10 milímetros – tão fino quanto uma folha de papel!

Uma outra característica interessante deste movimento é o mecanismo de mudança de data instantânea que executa a sua função em apenas 15/1000 de segundo!



Especificações técnicas


Girard-Perregaux Pour Boucheron


Caixa


Material: ouro rosa ou branco de 18 Kt

Diâmetro: 41,00 mm

Espessura: 10,40 mm

Fundo: cristal de safira

Resistência à imersão: 3 atm

Pulseira em pele de crocodilo negro, com fecho de fivela

Disponível em duas edições limitadas de 50 peças


Calibre Girard-Perregaux GP03300-45


Mecanismo mecânico de corda automática

Diâmetro: 12¾ ’’’

Frequência: 28.800 aph (4 Hz)

Reserva de marcha: mín. 46 horas

Rubis: 32

Funções: horas, minutos, grande data, indicação de fases da lua, pequenos segundos



A exposição temporária do Museu Girard-Perregaux na Boucheron


A parceria entre a Girard-Perregaux e a Boucheron foi também celebrada recentemente com a realização da uma esposição temporária do Museu da Girard-Perregaux em Paris, precisamente na sede da Boucheron na Place Vendôme.

O Museu Girard-Perregaux foi inaugurado em 1999, e passa actualmente por um processo de renovação após um recente assalto. As suas portas serão reabertas em La-Chaux-de-Fonds em 2011 para marcar o 220º aniversário da marca.

A exposição na Place Vendôme apresentou criações históricas da marca, tais como o lendário Turbilhão com Três Pontes de Ouro, que regressou novamente Paris, onde foi premiado com a medalha de ouro na Exposição Universal de 1889.

A exposição na Boucheron foi ainda marcada por um cocktail que contou com a presença de Luigi Macaluso, Presidente e CEO do Grupo Sowind, e do qual fazem parte a Girard-Perregaux e a JeanRichard, de Francois-Henri Pinault, CEO do grupo PPR e proprietário de marcas como a Gucci, acompanhado pela mulher, a actriz mexicana Salma Hayek.