quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Cronógrafo Rattrapante Monopulsante ref. 5950A

Clique para zoom


Clique para zoom


Clique para zoom


Clique para zoom


Clique para zoom


Clique para zoom


Clique para zoom


Clique para zoom


Clique para zoom



Cronógrafo Rattrapante Monopulsante ref. 5950A

terça-feira, 19 de Outubro de 2010

O aço na sua forma mais nobre

Com o lançamento da nova referência 5950A, a Patek Philippe apresenta um movimento de cronógrafo extra plano com rattrapante, manufacturado individualmente, e alojado numa caixa de aço. Uma combinação única na colecção actual da manufactura! Com este modelo, a Patek Philippe pretende prestar um tributo ao aço como material de construção para as caixas, e aos modelos históricos também em aço criados pela casa de Genébra durante os anos 1940, modelos bastante cobiçados pelos coleccionadores.


O aço é actualmente um material quase tão valorizado no âmbito da Alta Relojoaria como a platina e o ouro nas suas diferentes tonalidades. Prova disto é o êxito dos relógios femininos com diamantes e do lendário modelo Nautilus, assim como os recordes alcançados em leilões por alguns modelos históricos em aço dos anos 40 da Patek Philippe.

Para entender o respeito que sentem os artesãos relojoeiros da manufactura por este material, basta observar através de uma lupa um movimento de cronógrafo e contemplar o cuidado com que foi tratada a sua superfície de aço. Não havia assim nenhuma razão para que um calibre que contém componentes de aço elaborados de uma forma tão nobre não pudesse ser associado a uma caixa do mesmo metal. Com a ref. 5950A (“A” de aço), a manufactura volta a trilhar velhos caminhos como nos modelos Nautilus e Twenty~4®.


Calibre CHR 27-525 PS, o cronógrafo monopulsante rattrapante mais fino do mundo

O que de início chama a atenção no novo cronógrafo Patek Philippe é o perfil da sua caixa, mais fina do que o de um grande número de relógios simples com três ponteiros. Esta proeza deve-se inteiramente ao magnífico calibre CHR 27-525 PS, que permitiu à manufactura estabelecer em 2005 o novo recorde do movimento de cronógrafo com rattrapante mais plano do mundo. Como é tradição na Patek Philippe, a designação do calibre dá-nos o essencial da informação acerca do mesmo. Cronógrafo Rattrapante, 27 mm de diâmetro, 5,25 mm de altura, Pequenos Segundos!

Para desenvolver o primeiro movimento de cronógrafo fabricado na totalidade nas suas próprias oficinas, a manufactura criou em 2003 uma unidade especial. Esta unidade è também responsável por procurar soluções inovadoras para os futuros movimentos de cronógrafo da marca. Entre elas está um contador de 60 minutos contínuo, acoplado directamente ao “canon” de minutos (pinhão dos minutos). Quando se activa o cronógrafo, a roda do contador de minutos é accionada pela roda de transmissão, montada de forma concêntrica e livre sobre o eixo do contador de minutos.

A transmissão da energia é facilitada por duas molas entre a roda do contador de minutos e o eixo da roda de transmissão. A fricção no eixo da roda de cronógrafo – que impede a vibração do ponteiro do cronógrafo – é compensada pela supressão da fricção entre a roda de transmissão e a roda do contador de minutos. Com o cronógrafo parado, o freio ou o martelo de retorno a zero bloqueia a roda do contador de minutos, e o eixo da roda de transmissão roda em falso entre as duas molas de fricção. Esta construção reduz a altura do movimento e ao mesmo tempo compensa as diferenças de força entre o cronógrafo activado e parado.


As rodas do tempo

Uma outra exclusividade introduzida com o calibre CHR 27-525 PS: as rodas do mecanismo de cronógrafo (roda de arraste do cronógrafo, de embraiagem e intermediária) apresentam perfis dentados que permitem que os dentes engrenem perfeitamente uns aos outros. Este sistema reduz o desgaste e optimiza o funcionamento do cronógrafo, contribuindo para a longevidade e a fiabilidade do mecanismo ao longo do tempo, preservando ainda o valor do relógio.


Construção manual e individual

Cada calibre CHR 27-525 PS é construido à mão, um a um, nos ateliers de Alta Relojoaria da manufactura – no mesmo lugar que vê nascer peças únicas cujos componentes serão limados, biselados, polidos, ajustados e acabados à mão um a um. Os relojoeiros efectuam então uma teste de montagem denominado “repassage en blanc” de maneira a verificar todas as funções, e voltam a desmontar, limpar, montar, lubrificar e a ajustar todo o conjunto. Estes métodos tradicionais de construção permitem obter autênticas obras-primas que superam mesmo as expectativas mais exigentes.


A nobreza do aço

Mecanismos de excelência como este movimento de cronógrafo são geralmente associados a caixas de metais igualmente preciosos. Em 1976, a manufactura surpreendia o mundo relojoeiro apresentando o seu clássico e desportivo Nautilus acompanhado de um slogan provocador: “Um dos relógios mais caros do mundo é de aço”.

Nos anos 1990, o modelo Twenty ~4® inovou unindo o aço e os diamantes, uma mescla inédita. Agora, a referência 5950A repete a façanha com uma caixa em forma de “tonneau” em aço maciço e estanque a 30 metros. O cristal de safira apresenta uma forma “coussin” delicadamente convexa, que se repete no fundo transparente através do qual se pode contemplar o fabuloso movimento de cronógrafo. O calibre está rodeado por uma placa acetinada com motivo “soleil” e uma decoração gravada e dourada. Para aqueles que assim o desejarem, o fundo de safira pode ser substituído por um fundo maciço de aço entregue juntamente com o relógio. Esta autentica jóia de aço possui uma pulseira em pele de crocodilo de cor castanha com escamas quadradas e fecho de fivela em aço decorada com um motivo gravado e laqueado a negro.


Mostrador de uma elegância funcional

A combinar com os reflexos prateados da caixa em aço polido, o mostrador opalino prateado apresenta uma escala de minutos tipo “chemin de fer” que realça o carácter masculino e técnico deste relógio. Detalhe original e refinado: os quatro cantos do mostrador foram decorados com um motivo negro gravado que evoca folhas estilizadas. A medida dos tempos curtos e intermédios faz-se por via de um ponteiro de cronógrafo e um ponteiro rattrapante oxidados a negro e providos de contrapesos.

A indicação do tempo civil é feita mediante elegantes ponteiros do tipo “folha” em ouro branco de 18 kt e numeração Breguet aplicada de ouro branco. Os dois sub mostradores foram decorados com um fino padrão de círculos concêntricos; os pequenos segundos às 9 h e o contador de 60 minutos contínuo, posicionado às 3 horas, possuem pequenos ponteiro do tipo “folha” em ouro branco enegrecido.

Com a ref. 5950A a Patek Philippe demonstra uma vez mais a sua independência. A manufactura apresenta um relógio fascinante que ultrapassa as normas da alta relojoaria e cria o seu próprio segmento de mercado. No interior, um movimento com rattrapante de uma espessura recorde, fabricado um a um pelos relojoeiros mais talentosos; no exterior, uma caixa fabricada em aço, material da era industrial. Um conjunto trabalhado com tanto detalhe que forma uma perfeita simbiose – tal como em todas as criações assinadas pela Patek Philippe.


Características técnicas - Cronógrafo Rattrapante monopulsante Ref. 5950A

Mecanismo

Calibre CH R 27-525 PS, mecânico extra plano de corda manual, cronógrafo monopulsante de duplo segundeiro (rattrapante) com roda de colunas, ponteiro de cronógrafo, contador de 60 minutos e pequenos segundos.

Diâmetro de 27,30 mm, altura de 5,25 mm, 252 componentes, 27 rubis, reserva de marcha de 48 horas. O balanço Gyromax de 2 braços e 8 contrapesos oscila a 21.600 alternâncias/hora (3 Hz), associado a uma espiral Breguet.

Indicações: horas e minutos ao centro, ponteiro de cronógrafo e ponteiro de duplo cronógrafo (rattrapante) no centro.

Mostradores auxiliares: pequenos segundos às 9 horas, contador de 60 minutos contínuo às 3 horas.

Coroa de duas posições: apertada: corda do mecanismo; extraída: acerto da hora. Botões na coroa para accionamento, paragem e retorno a zero do cronógrafo; entre a 1 h e as 2 h para accionamento e paragem do ponteiro rattrapante.


Características

Caixa: Aço, cristal de safira curvado, fundo maciço e fundo de rosca transparente em cristal de safira, intercambiáveis. Placa de cobertura com motivo “soleil” acetinada com decoração gravada e dourada nos cantos, estanque até 30 metros.

Dimensões: de 9 h a 3 h, 37 mm; de 6 h a 12 h, 37 mm; de 12 h a 6 h, asa a asa: 44,60 mm. Espessura: 10,15 mm. Distância entre asas: 21 mm.

Mostrador opalino prateado com decoração gravada negra nos cantos, escala de minutos tipo “chemin de fer” aplicado no contorno do mostrador e dez números árabes tipo Breguet aplicadas em ouro branco de 18 K oxidados a negro.

Ponteiros de horas e de minutos tipo “folha” em ouro branco de 18 Kt oxidados a negro, ponteiros de cronógrafo e de duplo cronógrafo (rattrapante) no centro tipo “flecha” oxidados a negro, com contrapeso.

Sub mostradores auxiliares com motivo circular gravado, segundos às 9h e contador de 60 minutos às 3h com ponteiro em ouro branco de 18Kt tipo “folha” oxidado a negro.

Pulseira: Pele de crocodilo de escamas quadradas cor castanho brilhante, costurada à mão, fecho de fivela em aço com decoração gravada laqueada negra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário